Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog

Português/Francês - aulas e serviços linguísticos

Publié le par portugais

Diplomas/Títulos:

Licenciatura em Línguas e Literaturas modernas, variante de estudos portugueses e franceses, na Universidade de Coimbra, em Portugal, concluída em 2002.

Especialização ensino e didática do Português e do Francês em 2004/2005.

Tradutora intérprete juramentada no Tribunal de Rennes - França desde janeiro de 2012. 

 

Percurso profissional: 

Tradutora de Francês-Português, Português-Francês (desde 2004)
Intérprete de Português-Francês e de Francês-Português
Redatora e corretora de Francês/Português (desde 2004)

  • Tradução e revisão de conteúdo web, documentos administrativos, CV, diplomas, certificados, documentos comerciais, artigos jornalísticos, suportes audiovisuais, artigos diversos nos domínios: administração, comércio, publicidade, jornalismo, letras e literatura, ciências sociais e humanas, desporto, nutrição/diétética, saúde, hotelaria e turismo, jurídico, judicial, técnico, ...
  • Interpretariado em contextos profissionais, encontros associativos, assuntos administrativos, conferências, etc.

Formadora de Português à distância, Izidia Sarl (desde 2010)

  • Ensino de Português a profissionais, através de um método englobando material de suporte, trabalho personalizado, com aulas e acompanhamento à distância.

Formadora de Português do Brasil, Araxi Formations Langues (desde 2010)

  • Ensino de Português do Brasil em empresas, insistindo sobre situações práticas e estruturas de base, com programas adaptados aos objetivos.

Professora corretora de Português, CNED - Instituto de Rennes (2009-2011)

  • Ensino, acompanhamento de alunos inscritos no ensino público, correção de trabalhos de casa (escritos e orais) à distância.
  • Utilização de programas educacionais e informáticos e de dispositivos pedagógicos adaptados ao ensino à distância.
  • Respeito dos prazos, avaliação dos resultados, apreciações tendo em conta os objetivos a atingir e os conteúdos programáticos.

Formadora de Português, CIEL - CCI de Brest (desde 2005)

  • Ensino e formação da língua portuguesa - Português e Português do Brasil, adaptados aos objetivos profissionais e sociais, em contexto pedagógico.
  • Formação por medida.

Professora de Português, Associações portuguesas em França (desde 2005)

  • Aprendizagem da língua portuguesa, em relação direta com a cultura, a sociedade, a história, as tradições e a geografia de Portugal, das ilhas e dos outros países lusófonos.
  • Aulas a adultos (Iniciação e aperfeiçoamento): em relação familiar ou profissional com pessoas de origem lusófona ou apaixonados pela língua, pela cultura, pelas viagens,...
  • Aulas a crianças de origem lusófona (de 5 a 13 anos): aprendizagem lúdica com jogos, atividades, histórias e canções, sensibilização à compreensão e à expressão orais e escritas, para criar e aprofundar uma memória do Português, cultivando a sua identidade cultural.

Professora de Português e de Francês, Escola EB 2,3 da Guia - Pombal (estágio efetuado em 2004/2005)
- Um ano escolar de estágio orientado, durante o qual fui responsável por duas turmas, uma de Português (8° ano) e uma de Francês (7° ano).

  • Respeito dos programas educativos nacionais, preparação e planificação das aulas e de material pedagógico pertinente, a utilizar nas aulas, em relação aos conteúdos, ao manual do aluno e às competências a desenvolver. Adaptação de material e de conteúdos para os alunos que apresentavam necessidades educativas especiais.
  • Reuniões com os professores orientadores, com os professores do departamento de Português e com os do departamento de Francês. Redação de atas e de projetos.
  • Participação, organização e realização de atividades de animação para toda a escola; preparação e organização de visitas pedagógicas com os alunos.
  • Aulas assistidas por professores e formadores pedagógicos da Universidade de Coimbra, nas turmas titulares e também em aulas pontuais em turmas do 10° e do 11° anos nas duas disciplinas.

Professora de Português e de Francês Língua Estrangeira a particulares (desde 1998)

 

- Este artigo existe também em francês, neste blog!

 

Visite a minha página profissional no Facebook, com fotos, vídeos culturais e pequenas informações sobre os países e as culturas lusófonas (clique sobre o link): http://www.facebook.com/pages/Brest-France/Portugais-cours-et-traductions/249844982551?ref=ts

 

A bientôt!

Commenter cet article